Da teoria à prática

Aqui vai o relato do dia 14/05, neste dia ministramos uma aula na Escola Estadual Rotary para crianças do 4° ano do ensino fundamental. Iniciamos a aula às 15:15 horas com uma roda de conversa, nos apresentamos e conhecemos os alunos, após as apresentações conversamos sobre a importância das disciplinas que iriam ser trabalhadas, Língua Portuguesa e Matemática. Perguntamos aos alunos o que eles intendiam por tecnologia, e se  faziam uso de algum artefato tecnológico. As respostas foram bem parecidas com as que descrevemos ao professor em nosso primeiro dia de aula de TIC, os alunos também achavam que tecnologia limitava-se apenas a celulares, computadores, televisões e robôs. Notamos a expressão de espanto quando explicamos o que vem a ser tecnologia, a ponto de perguntarem uns aos outros se os objetos presentes em sala poderiam ser classificados como tecnologia. 
O objetivo principal da nossa aula foi revisar os conteúdos já estudados no primeiro bimestre, e para isso utilizamos o jogo analógico apresentado no episódio 06 da segunda temporada da nossa disciplina de TIC . 
A turma foi dividida em duas equipes, sendo cada uma delas orientadas por uma de nós.
Iniciando o jogo, percebemos que algumas crianças não queriam participar, esse foi nosso primeiro desafio, motivar os alunos a participarem do jogo. Após conseguir a participação geral dos alunos tivemos o segundo obstáculo, incentivá-los permanecer jogando, especialmente os alunos que estavam na equipe que perdia. A cada etapa do jogo notamos as dificuldades que cada estudante mostrava nas disciplinas, tetamos ensinar o que eles diziam que não sabiam e revisar o que eles diziam ter esquecido. Alguns alunos mostravam-se mais interessados, perguntavam, tiravam dúvidas, enquanto outros só ficam observando os colegas. 
Para responder algumas perguntas os alunos precisavam utilizar o celular, e foram exatamente nessas perguntas que notamos a maior interação entre eles, pois cada um queria responder, não pelas questões em si, mas pela necessidade de utilizar o celular.
Além da revisão dos conteúdos, ensinamos aos alunos valores éticos, como respeitar as diferenças, a compartilhar o que sabem  para aqueles que tinham dificuldades, a cooperação e organização através do trabalho em equipe.
Chegando ao final da aula, perguntamos se algum aluno gostaria de compartilhar experiência de aprender com jogos, e três alunos se voluntariaram a falar sobre a aprendizagem obtida, para esses voluntários presentamos com tabuadas e caligrafia. 

Para descrever a nossa experiência, finalizamos afirmando que estamos contentes com a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 12. 30/04

Episódio 09- O Condutor. (História em Quadrinhos.)

Código QR