TIC e História de Vida: Inclusão Digital.

O mundo digital modificou por completo a sociedade, e nós precisamos acompanhar a essa transformação. Além da praticidade, ela nos proporcionou diversas maneiras de buscar informações, interação, troca de conhecimentos.
Alfabetizar-se nesse domínio foi desafiador, pois diferente da alfabetização ofertada pela escola e nossa família, precisamos usar a função da metalinguagem, usamos a tecnologia para explicar ela própria.
Saber que podemos usar a criatividade somada à tecnologia para ensinar, despertou-nos o interesse na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Logo, somos atraídas pelas novidades que estão sendo apresentadas, também incentivadas a buscar sempre mais do que estamos habituadas.



 Tivemos algumas dificuldades por não conhecermos algumas ferramentas que existem para auxiliar nesse novo mundo, mas nada que não possamos nos atualizar. Embora já tivéssemos habilidades em realizar algumas atividades que a tecnologia viabiliza para nosso cotidiano, tivemos que aprender a buscar outras fontes.  O resultado está sendo positivo, pois estamos saindo da inatividade que estávamos, conhecendo outras possibilidades, sendo encorajadas a fazer a diferença. Não só isso, estamos conhecendo também a maneira de utilizar a tecnologia em outras áreas. Conseguinte, as TIC contribuirão para a maioria dos nossos trabalhos acadêmicos, saberemos como, porque, e onde aplicar os diversos recursos que nos serão apresentados.


As novas tecnologias nos possibilitam a ligação com todo o mundo; somos imersas no mundo de informações. Todavia, também podem nos causar dependência e afastamento do mundo físico. O equilíbrio entre o real e o virtual é necessário, uma vez que não podemos abrir mão de um em detrimento de outro. Precisamos das tecnologias, entretanto também precisamos de nós mesmos.

Luana Lima e Ester Germano.

Comentários

  1. Olá pessoal, lembrem que a leitura e resenha do capítulo:
    Perspectivas da Cultura Digital, do livro da disciplina, deve ser entregue impresso no dia 19/02/2018.
    Como não teremos aula até lá, quem desejar comprar o livro, estarei no dia 07/02 no período da tarde na Ufal. É só me comunicar.

    Observem que iremos usar todo o livro na disciplina, e não só o primeiro capítulo.
    Ele serve para essa atividade e para outra que vocês ainda irão fazer.
    Depois teremos a leitura dos outros capítulos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Código QR

Aula 12. 30/04

AULA INAUGURAL