Terceira Temporada. Episódio 1: Plano de aula




I – IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Escola Estadual Rotary.

Projeto: Jogo Analógico Multidisciplinar.

Disciplina: Português e Matemática.

Turma: 4º ano.

Data: 14/05/2018.

Duração: 45 minutos.

II – OBJETIVOS:

Estimular o interesse por jogos educativos, e revisar assuntos do primeiro bimestre trabalhados em sala, utilizando um jogo analógico adaptado para trabalhar as disciplinas escolhidas.

III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Português:
  • Gramática (fonologia): dígrafo, hiato, encontro consonantal;
  • Ortografia.
Matemática:
  • Interpretação de gráficos;
  • Quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);
  • Formas geométricas;
  • Escrita de números;
  • Unidade, dezena.
IV – DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO:

1ª etapa: Roda de conversa. Perguntar aos alunos se eles costumam utilizar jogos educativos em sala, quais disciplinas sentem maior dificuldades, se conseguem relacionar os assuntos estudados em sala com o cotidiano;

2ª etapa: O professor explicará as regras do jogo:

  • Dividir a turma em duas equipes;
  • Rode a roleta para ver quem vai começar, aquele que tirar o número mais alto iniciará a partida, seguido do maior para o menor;
  • Rode a roleta novamente para dar início a partida, o número que sair na roleta deverá ser o número de casas avançadas;
  • Em cada casa há perguntas das disciplinas de matemática e português, também possui desafios utilizando artefatos digitais;
  • Cada casa terá um valor monetário;
  • O tempo para cada pergunta estará descrito em cada casa (a maioria terá um minuto para ser respondida);
  • Cada pergunta ou desafio cumprido dará a oportunidade de receber o valor que estará inserido na casa. Se o jogador não responder a questão, terá que voltar para a casa que estava anteriormente, além de não conseguir o valor monetário presente na casa;
  • Ganha o primeiro que concluir todo o percurso;
  • Ao final, o ganhador contará quanto tem em dinheiro. Será oferecido três maletas, dependendo do valor que ele tiver poderá comprar uma, no máximo duas maletas. Cada maleta terá um prêmio. A maleta que sobrar será do grupo que perdeu o jogo.

V – MATERIAL DIDÁTICO NECESSÁRIO:

  • Jogo analógico;
  • Celular.

VII – OBSERVAÇÕES:

A aula será ministrada na sala de aula.


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Aula 12. 30/04

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