Terceira Temporada. Episódio 1: Plano de aula
I
– IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Escola Estadual Rotary.
Projeto:
Jogo Analógico Multidisciplinar.
Disciplina:
Português e Matemática.
Turma:
4º ano.
Data:
14/05/2018.
Duração: 45 minutos.
II
– OBJETIVOS:
Estimular
o interesse por jogos educativos, e revisar assuntos do primeiro
bimestre trabalhados em sala, utilizando um jogo analógico adaptado para trabalhar as disciplinas escolhidas.
III
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Português:
-
Gramática (fonologia): dígrafo, hiato, encontro consonantal;
-
Ortografia.
Matemática:
-
Interpretação de gráficos;
-
Quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);
-
Formas geométricas;
-
Escrita de números;
-
Unidade, dezena.
IV
– DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO:
1ª
etapa: Roda de conversa. Perguntar aos alunos se eles costumam
utilizar jogos educativos em sala, quais disciplinas sentem maior
dificuldades, se conseguem relacionar os assuntos estudados em sala
com o cotidiano;
2ª
etapa: O professor explicará as regras do jogo:
-
Dividir a turma em duas equipes;
-
Rode a roleta para ver quem vai começar, aquele que tirar o número mais alto iniciará a partida, seguido do maior para o menor;
-
Rode a roleta novamente para dar início a partida, o número que sair na roleta deverá ser o número de casas avançadas;
-
Em cada casa há perguntas das disciplinas de matemática e português, também possui desafios utilizando artefatos digitais;
-
Cada casa terá um valor monetário;
-
O tempo para cada pergunta estará descrito em cada casa (a maioria terá um minuto para ser respondida);
-
Cada pergunta ou desafio cumprido dará a oportunidade de receber o valor que estará inserido na casa. Se o jogador não responder a questão, terá que voltar para a casa que estava anteriormente, além de não conseguir o valor monetário presente na casa;
-
Ganha o primeiro que concluir todo o percurso;
-
Ao final, o ganhador contará quanto tem em dinheiro. Será oferecido três maletas, dependendo do valor que ele tiver poderá comprar uma, no máximo duas maletas. Cada maleta terá um prêmio. A maleta que sobrar será do grupo que perdeu o jogo.
V
– MATERIAL DIDÁTICO NECESSÁRIO:
-
Jogo analógico;
-
Celular.
VII
– OBSERVAÇÕES:
A aula será ministrada na sala de aula.
A aula será ministrada na sala de aula.
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